top of page
SURGIMENTO DO VIET VO DAO

           O Việt Võ Đạo é uma arte marcial de origem vietnamita, atualmente praticada internacionalmente, sobretudo na Europa. Como arte marcial vietnamita, o Việt Võ Đạo, desenvolveu-se sobretudo num contexto de defesa aos ataques estrangeiros recebendo, simultaneamente, influências da ocupação estrangeira, sobretudo dos chineses. Ao longo de vários séculos com lutas civis, mudanças de dinastias, conquistas estrangeiras e guerrilhas variadas. As artes marciais eram utilizadas pelos reis vietnamitas no treino das suas tropas e na defesa nacional contra as invasões. As famílias de clãs e os templos budistas também cultivaram uma variedade de estilos para defesa pessoal em disputas nacionais.

           É difícil definir com precisão a data da formação das artes marciais vietnamitas. No fundo, nascem com a história do próprio país e do imperador Hung Vuong I. Este imperador funda a dinastia Hồng Bàng que dura de 2879 a 258 a.C. A origem da arte marcial vietnamita situar-se-á por aí, contendo, portanto, mais de quatro mil anos de existência. Teremos de ter em conta que o imperador Hung Vuong e a sua dinastia situam-se numa parte pré-histórica e mitológica da história do Vietnã, sendo que a realidade é bastante difícil de discernir num tempo tão remoto. Por isso, em vários livros de história do Vietnã esta dinastia não chega a ser sequer considerada.

          Pinturas encontradas em cavernas no norte do Vietnã descrevem cenas de luta com armas. Para além das cenas de luta com mãos vazias, há registos do uso de machados, pequenos sabres, lanças e paus longos e curtos.

          O Vietnã define-se oficialmente como país em 200 d.c. Apesar da problemática relação com a China, muita da cultura vietnamita assim como pensamento filosófico provém precisamente daí. Isso seria inevitável já que a China foi o grande polo dinamizador cultural no extremo-oriente.

               Desde o século XI existia uma academia de artes marciais na capital vietnamita Thang Long, hoje conhecida por Hanoi. Nessa altura o país encontrava-se entre a dinastia Ly (1010-1225) e a dinastia Tran (1225-1400). Em 1284, o general Tranhung Dao reúne todos os dirigentes das escolas de artes marciais vietnamitas para informá-los da ameaça de invasão dos mongóis e rogar-lhes que se unam. Como resultado desta junção, todas as técnicas puderam ser apresentadas e codificadas num todo homogéneo. A designação dada a esta homogeneização marcial era inicialmente Vo Thuat (a arte do combate de mãos) sendo mais tarde denominada Viet Vo Dao 越武道 ("o caminho vietnamita das artes marciais", sendo que outra interpretação possível é de "o caminho supremo das artes marciais" visto que viet 越, que deriva do nome "Vietnã", significa "supremo"). A eficiência desta arte marcial conferiu ao Vietnã a célebre vitória sobre os mongóis.

            Quando o Vietnã se separou em diversos estados, vários estilos marciais foram criados. Durante a rebelião de Tay Son (1771-1788), uma guerra civil entre vários estados, muitos conceitos marciais foram desenvolvidos. A pronvíncia de Binh Dinh, onde os rebeldes tinham as suas bases, é ainda hoje um espaço de reunião entre artes marciais.

                  Entre 1858 e 1884, o Vietnã sofreu a colonização francesa. As artes marciais foram proibidas neste tempo, mas desenvolveram-se secretamente.

Em 1938 Nguyen Loc cria uma escola de artes marciais onde ensinava Vo Thuat 武秫, termo que se refere às artes marciais vietnamitas de uma maneira genérica. Mais tarde desenvolve um estilo ao qual chama Vovinam.                     Em 1973, a mais de 10 mil quilômetros do Vietnã, alguns mestres e monitores vietnamitas residentes na Europa e particularmente na França fundaram a Federação Internacional de Việt Võ Đạo. Os principais mestres foram: M. Phan Hoang (aluno direto do mestre fundador do Vovinam), M. Nguyen Dan Phu (patriarca, hoje falecido), M. Tran Phuc Tasteyre, M. Hoang Nam (que ensinava na França desde os anos 50, já falecido), M. Tran Hu Dao (já falecido) e o joven Pham Xuan Tong (25 anos). 

VIET VO DAO

bottom of page